Banner site PR5

INSCRICÕES DE TRABALHOS ENCERRADAS

Confira a PROGRAMAÇÃO completa.  A inscrição para ouvintes será realizada nos locais dos encontros.

A Universidade Pública hoje encontra novos desafios, colocados pelas novas formas de desigualdade, de exclusão e de políticas publicas insuficientes para atender a complexidade que a vida social nos apresenta. Além disso, temos acompanhado a criminalização da vida nos territórios de favela e da atividade acadêmica politicamente comprometida.

O Encontro “Favela-Universidade: caminhos, encontros e interseções” é uma atividade construída a partir do dialogo entre a Pró-reitora de Extensão da UFRJ, a Cooperação social e o Museu da Vida da Fiocruz e alguns coletivos sociais dos territórios de Manguinhos e da Maré. O objetivo deste encontro é ampliar o espaço para o conhecimento mútuo, a troca.
Conhecer as ações de Extensão Universitária desenvolvida por docentes e técnicos administrativos em parceria com coletivos sociais desses territórios, iniciativas em Cooperação Social das Unidades da Fiocruz em Manguinhos e na Maré e os e os projetos desenvolvidos por outros agentes comunitários locais. Também queremos encontrar os estudantes, atuais e egressos que habitam esses espaços sociais, a favela e a universidade.

Convidamos as Comunidades, os Coletivos, os Projetos, a Extensão para dialogar e debater, buscando construir um novo horizonte de relação entre a favela e a universidade, onde a ciência e a cultura, a arte e a expressão, a extensão e a participação, o dialogo e a comunicação possam nos unir.
Vamos participar, construir diálogos, projetar uma nova agenda, percorrer caminhos…

Tel. (21) 3938-0494 / (21) 2560-2002 - E-mail: gabinetepr5@pr5.ufrj.br