Pró-Reitoria de Extensão (PR-5)

A Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) é o órgão responsável pela gestão das ações de extensão realizadas pela UFRJ. Tem por finalidade articular e integrar as ações de extensão dos diversos setores da Universidade.

As ações de extensão têm como público majoritário e prioritário a comunidade externa à universidade. Estas ações são classificadas nas modalidades de Programas, Projetos, Cursos e Eventos.

Na UFRJ, as ações de Extensão Universitária são indissociáveis do Ensino e da Pesquisa, em um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e os demais setores da sociedade.

A Extensão Universitária é parte integrante da formação dos estudantes de Graduação e Pós-Graduação, e nessa perspectiva deve propiciar a criação de espaços de convergência que estimulem a integração entre as diversas áreas do conhecimento e entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão para o desenvolvimento de ações significativas e transformadoras.

Mais informações:

Estrutura e Contato

Organograma

Regulamento da Extensão Universitária na UFRJ

Conselho de Extensão Universitária (CEU)

O Conselho de Extensão Universitária (CEU) é o órgão deliberativo sobre quaisquer assuntos relacionados à Extensão Universitária e às suas políticas institucionais, sendo presidido pelo(a) Pró-Reitor(a) de Extensão. O CEU foi criado em sessão especial do Conselho Universitário (CONSUNI) de 30 de maio de 2018, tendo seu Regimento, que define a sua composição e atribuições, aprovado em 03 de fevereiro de 2020.

Para mais informações. acesse a página do Conselho de Extensão Universitária.

ESTUDANTES

A Extensão responde por 10% da carga horária obrigatória da Graduação na UFRJ. Se você é estudante e deseja participar de uma atividade extensionista, basta acessar o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) e se inscrever na ação de seu interesse.

Clique aqui para acessar o tutorial de inscrição em ações de Extensão no SIGA.

DOCENTES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS

As Ações de Extensão da UFRJ podem ser desenvolvidas como Cursos, Eventos ou Projetos, coordenados por docentes e/ou técnicos. Essas Ações devem ser registradas junto à Pró-Reitoria de Extensão para que sejam creditadas e certificadas. O processo é feito diretamente pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA).

Clique aqui para mais informações.

Se você é docente ou técnico e deseja fazer parte da equipe executora de uma Ação de Extensão, entre em contato com a Coordenação da atividade e solicite a inclusão de seu nome.

COMUNIDADE EXTERNA

Membros da comunidade externa podem participar como membros das equipes executoras de Ações de Extensão. Para isso, entre em contato com a Coordenação da Ação de que deseja participar e solicite a inclusão de seu nome. Acesse https://portal.ufrj.br, e pesquise a atividade de seu interesse.

Para resoluções do Conselho de Extensão Universitária, acesse a página do CEU.

Instruções Normativas

INSTRUÇÃO NORMATIVA PR-5 Nº 51, DE 24 DE JANEIRO DE 2023 - Descreve os procedimentos administrativos para ativação de uma ação de extensão registrada e suspensa no âmbito da UFRJ. - Versão publicada no BUFRJ.

INSTRUÇÃO NORMATIVA [PR-5/UFRJ] Nº 49, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2022 - Dispõe sobre os procedimentos administrativos para alteração do formato de realização de ações de extensão no âmbito da UFRJ. - Versão publicada no BUFRJ.

INSTRUÇÃO NORMATIVA PR-5 Nº 02, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2021 - Dispõe sobre os procedimentos para cumprimento da Resolução CEU nº 05/2021 que trata do retorno gradativo presencial das ações de extensão e revogou as Resoluções CEU n° 03 e 04/2020 - Versão publicada no BUFRJ.

Resoluções

RESOLUÇÃO Nº 03/2019 - Revoga a Resolução nº 1/2012 e fixa normas para execução do Programa Institucional de Fomento Único das Ações de Extensão da UFRJ - PROFAEX/UFRJ

RESOLUÇÃO Nº 02/2019 - Critérios de transição para registro de horas curriculares de extensão

RESOLUÇÃO Nº 01/2019 - Nova abordagem para a introdução dos RCS de Extensão no Sistema de Gerenciamento Acadêmico da UFRJ (SIGA)

RESOLUÇÃO Nº 02/2016 - Regulamentação dos Cursos de Extensão Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Disposições Transitórias.

RESOLUÇÃO Nº 01/2016 - Regulamentação dos Cursos de Extensão Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

RESOLUÇÃO Nº 01/2015 (REVOGADA PELA RESOLUÇÃO CEU 02/2020)

Aprova o Regulamento da Extensão Universitária na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

RESOLUÇÃO Nº 01/2012 (REVOGADA PELA RESOLUÇÃO PR-5 03/2019) - Fixa normas para execução do Programa Institucional de Bolsas de Extensão da UFRJ – PIBEX/UFRJ

Portarias

PORTARIA Nº 6052, DE 6 DE JULHO DE 2022 - Altera a composição da Comissão de Avaliação das Propostas de Ações de Extensão Registradas a partir de 1º de junho de 2019

PORTARIA Nº 2563, DE 1º DE ABRIL DE 2020 - Designa servidora para a Comissão de Avaliação das Propostas de Ações de Extensão Registradas a partir de 1º de junho de 2019 - REVOGADA