Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

 

1º Curso de Atualização EaD 'Educação Permanente em Saúde Mental e Psiquiatria

 

O 1º Curso de Atualização EaD “Educação Permanente em Saúde Mental e Psiquiatria” é resultante das ações desenvolvidas pelo Centro de Estudos do IPUB, um encontro científico tradicional, que acontece desde 1976. As características do Centro de Estudos, chamaram a atenção da Telessaúde_IPUB, no sentido de propor a cocriação  do evento, no ambito da Educação a Distância -  um espaço virtual dedicado as abordagens de se fazer ciência em educação e saúde mediado pelas tecnologias digitais e pela Internet. O  curso tem como objetivos:  -promover a interação entre alunos de graduação,  de pós-graduação,  de profissionais de saúde e da sociedade em geral;  - viabilizar o compartilhamento  de conhecimentos, o intercambio de experiências e de vivências no âmbito da UFRJ e das Instituições parceiras; e  - possibilitar  aquisições técnico-científicas na área de saúde mental e psiquiatria. A carga horária é de 80 horas, sendo 97% atividades realizadas em ambiente virtual e 2,5%  presenciais,  para esclarecimentos de dúvidas sobre o ambiente online. O certificado de extensão é obtido através de presença comprovada por participação à distância (75%) e nota mínima de 7.0 (sete) pontos na avaliação aplicada ao final do último módulo.      A inscrição pode ser realizada pelo Telessaúde_IPUB, sob responsabilidade de Fátima Maria Azeredo Melca, ,  através de documento gerado pelo Google-Form.  Para saber mais:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

Mais informações

 

Aperfeiçoamento em Odontopediatria no Âmbito da Saúde Pública - Turma 2019

 

O esforço para promover adequações na formação de recursos humanos em saúde no Brasil teve um impulso com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN/2002), visando reorientar a formação profissional para que torne-se mais próxima dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e das necessidades da população. A inserção da educação em saúde bucal juntamente com atenção à saúde geral na rotina escolar tem alcançado bons resultados em relação ao controle das doenças bucais, incluindo a cárie dentária. Nos últimos anos, a atuação em unidades de atenção básica do SUS tem sido uma das principais fontes de trabalho para odontólogos, especialmente os recém-formados. Uma das principais funções desses odontólogos no SUS tem sido a atenção a crianças. Infelizmente, muitos desses profissionais não possuem formação adequada para atuar na odontopediatria. Dessa forma, este curso visa oferecer a oportunidade de aperfeiçoamento a graduados em odontologia na atenção odontopediátria no âmbito da saúde pública e, em especial, nos programas de saúde na escola e de saúde da família. O curso visa contribuir não só para uma formação profissional diferenciada dos recursos humanos de odontologia, ao oferecer a oportunidade de qualificação profissional centrada no indivíduo-escola-família-comunidade, como também para a melhoria da saúde da comunidade, através da Promoção de Saúde Bucal para escolares.

 

Mais informações

 

Atualização em Temas Selecionados em Assistência Farmacêutica para Farmacêuticos da Rede Pública de Saúde

 

A Assistência Farmacêutica é um componente estratégico do Sistema Único de Saúde (SUS), que compreende um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde por meio da promoção do acesso aos medicamentos e seu uso racional. Desde a instituição da Política Nacional de Assistência Farmacêutica (BRASIL, 2004), entende-se que os investimentos na Assistência Farmacêutica não devem restringir-se apenas ao financiamento da compra de medicamentos, mas contemplar melhorias e manutenção de condições favoráveis de trabalho e qualificação de recursos humanos visando uma atenção à saúde contínua, integral, segura, responsável e humanizada. Alguns autores, no entanto, apontam a qualificação da estrutura e pessoal dos serviços farmacêuticos como importante agenda inconclusa no âmbito do SUS (VIEIRA, 2008; VIEIRA E ZUCCI, 2010; AZEREDO, 2014). Assim, o desenvolvimento de ações de educação continuada para farmacêuticos envolvidos nestas posições estratégicas pode contribuir para a identificação e enfrentamento de desafios de suas realidades de trabalho, na direção de um melhor cumprimento de suas missões institucionais. Mais do que isso, a participação ativa destes atores na construção do conteúdo destas ações pode levar a abordagem mais específica de problemas reais da prática. O objetivo desta ação é oferecer atualização sobre tópicos em Assistência Farmacêutica a farmacêuticos atuantes em farmácias ambulatoriais e hospitalares da rede pública de saúde, usando as questões práticas trazidas pelo público alvo como pano de fundo para discussão dos tópicos teóricos.

 

Mais informações

 

Atualização no tratamento e prevenção de tabagismo

 

O Curso de Atualização no Tratamento e Prevenção do Tabagismo sob a modalidade de ensino à distância é dirigido a profissionais de saúde e visa fornecer acesso a informações sobre a epidemiologia do tabagismo, as políticas públicas sobre o tema e discutir a abordagem interdisciplinar de medidas usadas no tratamento e prevenção. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam a doença coronariana, a doença vascular cerebral, as infecções do aparelho respiratório e a doença pulmonar obstrutiva crônica como as principais causas de morte no mundo. O Tabagismo, intimamente relacionado a essas patologias, é apontado pela OMS como o principal responsável pelo aumento do número de mortes por doença evitável no mundo. O curso será desenvolvido no Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE, utilizando diversos recursos da Internet, como ferramentas de comunicação e aulas gravadas disponibilizadas no ambiente virtual. Atividades variadas serão exercidas pelos alunos, como assistir videoaulas, realizar leitura crítica de textos e participar de web-conferências e de fórum de discussão. Tutores previamente definidos para grupos de 15 a 20 alunos estarão disponíveis para orientação e avaliação permanente do desempenho. A grande vantagem desta modalidade de ensino é a flexibilidade de horário. O curso terá periodicidade anual. A primeira edição do curso ocorreu em abril/maio de 2015. Esta é a quinta edição do curso e está programada para o período de 06/05/2019 a 23/06/2019.

 

Mais informações

 

Capacitação de Discentes de Pós-graduação e pós-graduados para a utilização de novas tecnologias para a terapia pulpar em dentes decíduos

 

Baseada na diretriz para implementação de ação de Extensão Universitária, Indissociabilidade ensino – pesquisa – extensão, a presente proposta objetiva o registro de nova ação de extensão  “Capacitação de discentes de Pós-graduação para utilização de novas tecnologias para terapia pulpar em dentes decíduos”. A proposta pretende a vinculação ao Programa Articulado de Educação Pública, Formação permanente e Educação Popular, na modalidade Curso. Contempla ações pedagógicas de caráter teórico-prático-laboratorial, presencial, com carga horária de 8 horas, para Treinamento e qualificação Profissional de discentes de Pós-graduação e Pós-graduados para utilização de novas tecnologias para terapia pulpar em dentes decíduos. A metodologia incluirá: fundamentos teóricos e o treinamento laboratorial para utilização de localizador de foraminal apical para determinação do comprimento do canal radicular e estabelecimento do comprimento de trabalho; fundamentos teóricos e o treinamento laboratorial para utilização de instrumentação reciprocante para o preparo de canais radiculares; fundamentos teóricos e o treinamento laboratorial da utilização de instrumentação reciprocante para o preparo de canais radiculares, fundamentos teóricos e o treinamento laboratorial através dos métodos com utilização de broca lentulo e  seringas, de diferentes pastas obturadoras para canais radiculares; fundamentos teóricos da avaliação da qualidade da obturação de canais radiculares e o treinamento laboratorial para avaliação da qualidade da obturação de canais radiculares de dentes decíduos articifiais através da mensuração do limite apical de obturação em radiografias periapicais pelo programa livre Image J. Como  resultados esperados para esse projeto, destaca-se a formação de recursos humanos para Ensino e Pesquisa e de geração de conhecimento – Pesquisa.

 

Mais informações

 

Capacitação e Padronização em Antropometria Nutricional

 

Para a obtenção de medidas antropométricas e, consequentemente, diagnóstico nutricional fidedigno é fundamental a capacitação permanente e treinamento periódicos dos profissionais envolvidos no desenvolvimento destas atividades. A capacitação e padronização em antropometria nutricional pode melhorar a qualidade da obtenção das medidas antropométricas, proporcionando resultados mais fidedignos e intervenções adequadas em saúde, alimentação e nutrição. Assim, o presente curso tem como objetivo capacitar e padronizar profissionais que utilizam medidas antropométricas em suas rotinas de trabalho ou pesquisa. Será utilizado como recurso metodológico a realização de aulas teóricas e práticas presenciais com explanação oral dos conteúdos, discussões técnicas em grupos, leitura e debate de textos científicos, resolução de exercício aplicado à prática clínica e medições de indivíduos. O curso oferecerá 20 vagas por turma e terá carga horária total de 36 horas. Será desenvolvido no período de março a maio de 2019 e abordará principalmente as seguintes temáticas: sensibilização quanto à importância da obtenção de medidas antropométricas de qualidade; capacitação e padronização para aferição de massa corporal, estatura, perímetros corporais e dobras cutâneas para adultos; tipos de equipamentos antropométricos; interpretação de medidas e índices antropométricos para adultos.

 

Mais informações

 

Capacitação Tecnológica em Prótese Dentária

 

Respeitando a Resolução nº1/2016 da Pro-Reitoria de Extensão, o curso não está destinado para público-alvo graduado, sendo habilitado apenas candidatos com o segundo grau completo. O curso é de caráter gratuito, não incidindo taxas ou mensalidades e serão oferecidas vagas para candidatos carentes, desempregados e em vulnerabilidade social, em pareceria com a coordenação da Comunidade Vila Universitária para a seleção.     O objetivo deste curso é capacitar e aperfeiçoar alunos para a confecção de trabalhos de prótese dentária, sob a orientação de Docentes de Prótese Dental, de Técnicos em Prótese Dentária e de monitores discentes da FOUFRJ. Os discentes de Graduação participarão como membros da Equipe Executora, colaborando nas aulas práticas de laboratório em cada módulo ministrado, acompanhados sempre pela supervisão de um docente.      O curso terá uma carga horária global de 1.200 horas, distribuídas em 16 módulos:   Materiais Dentários;  Anatomia da Cabeça e Escultura Dental I;  Prótese Total I – Dentaduras duplas não caracterizadas;  Prótese Fixa I – Blocos Intracoronários; Prótese Fixa II – Extracoronários; Prótese Fixa III – Ponte Fixa de 3 elementos; Prótese Fixa IV – Jaquetas, Núcleos, Coroa Veneer e Coroa Espigadas; Prótese Total II – Dentadura caracterizada; Anatomia e Escultura Dental II – Enceramento Progressivo;  Prótese Removível I – Provisória;  Prótese Removível II – Prótese a grampos;  Prótese Fixa IV –  Metalocerâmicas;  Prótese Parcial Removível III – Encaixe;  Prótese Fixa VI – Ponte Fixa  anterior e Ponte Fixa Posterior de 5 elementos; Ortodontia – Noções de Placas e Grampos Ortodônticos; Prótese Fixa VII – CAD-CAM   

 

Mais informações

 

Cuidado multiprofissional da pessoa com fissura labiopalatina

 

A proposta do curso intitulado “Cuidado multiprofissional da pessoa com fissura labiopalatina” é realizar a capacitação de profissionais da área da saúde, assim como discentes, docentes e gestores das áreas afins das esferas federais, estaduais e municipais acerca desse tema. A modalidade será de Educação a Distância (EaD) utilizando o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do NCE/UFRJ, visando qualificar o público-alvo que possui a visão macro-generalista do cuidado da pessoa com fissura labiopalatina (FLP). O curso terá 13 módulos contendo recursos tecnológicos educacionais como vídeoaulas, textos didáticos, áudios e ao término de cada módulo haverá um questionário para avaliação. A estrutura será autoinstrucional, ou seja cada ação será disponibilizada ao aluno somente quando realizada a tarefa anterior. O objetivo é a descentralização dos saberes, pois existem apenas 29 Centros especializados no tratamento de pessoas com FLP no Brasil. Destaca-se como uma proposta inovadora que permitirá a capilarização dos conhecimentos e práticas acerca do cuidado à pessoa com FLP. A equipe docente contará com professores da UFRJ em parceria com a equipe multiprofissional atuante no centro de tratamento de pessoas com FLP do Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto (HMNSL). Assim, ao final do curso, o aluno deverá ter condições de saber identificar, classificar a FLP, além de indicar o tratamento adequado. Com isso, estaremos cumprindo o papel diante da sociedade, em que a Universidade se coloca como parceira e apoiadora à divulgação, compartilhando saberes acadêmicos científicos detidos nela e nesta equipe especializada com os demais situados fora desses centros especializados.

 

Mais informações

 

Curso à distância de Capacitação em análise de situação de saúde ambiental

 

Este curso pretende discutir a relação entre as abordagens teóricas e metodológicas para a análise de situações de saúde nas suas dimensões temporais (historicidade) e espaciais (território). As abordagens  teóricas e metodológicas encontram-se ancoradas em conceitos sobre os processos saúde e doença, território, ambiente e equidade. Para isso será privilegiada uma abordagem conceitual multidisciplinar pretendendo-se, desta forma, que o profissional da Vigilância e áreas afins possa vir a contribuir, nos locais onde estiver trabalhando, para a efetiva melhoria das condições de saúde da população em parceria com a comunidade e demais profissionais que atuam nesta área.O curso é organizado em 4 (quatro) módulos que se subdividem em 8 unidades, com carga horária total de 70 horas e duração média de 14 semanas.   Espera-se que o Curso de Capacitação a Distância em Análise de Situação de Saúde Ambiental capacite profissionais na utilização das ferramentas e métodos que compõem a estratégia de Análise de Situação de Saúde no desenvolvimento e execução de ações e programas no âmbito da Vigilância Ambiental em Saúde. Estes profissionais deverão estar aptos a analisar criticamente, propor estratégias de enfrentamento e tomar decisões frente aos diversos desafios inerentes à área de Vigilância Ambiental em Saúde no seu local de trabalho.

 

Mais informações

 

Curso à distância de Capacitação em Toxicologia Clínica e Ambiental 

 

Este curso propõe-se a discutir o impacto sobre a saúde humana da exposição a poluentes ambientais, agrotóxicos, metais e solventes, segundo as características da população exposta. Aborda as situações e fatores de risco presentes no ambiente, indicadores de risco à saúde para exposição a poluentes ambientais e estratégias de monitoramento de populações expostas a poluentes ambientais. Tem foco especial sobre a vigilância das populações expostas à agrotóxicos e na identificação e monitoramento das intoxicações, com base nos princípios da toxicologia clínica e ambiental.  O curso é organizado em 4 (quatro) módulos que se subdividem em 11 unidades, com carga horária total de 100 horas.   Espera-se que o Curso de capacitação em Toxicologia Clínica e Ambiental habilite profissionais a identificar, propor e implementar soluções para problemas concretos que tenham a relação entre saúde e ambiente como determinantes. Estes profissionais deverão estar aptos a analisar criticamente, propor estratégias de enfrentamento e tomar decisões frente aos diversos desafios inerentes à área de Vigilância em Saúde Ambiental no seu local de trabalho.

 

Mais informações

 

Curso de aperfeiçoamento Teórico Prático em Fisioterapia Neuropediátrica Básico

 

O curso destina-se a capacitação do fisioterapeuta na detecção de alterações no desenvolvimento motor e sequelas neuromotoras em crianças. Possibilita ao fisioterapeuta graduado a aquisição de conhecimentos e vivência prática dos recursos, intervenções e diferentes técnicas, para atender as necessidades dos diversos perfis de comportamento e dificuldades, bem como a abordagem e orientação à família da criança. Vale destacar que nos últimos anos, após a epidemia recente de Zika Vírus, houve um grande aumento de crianças com prejuízos neurológicos, que afetou inúmeras gestantes e aumentou a demanda de profissionais e serviços para essa especialidade. Distúrbios motores do desenvolvimento, comumente impactam de forma negativa a família e a criança. A formação do fisioterapeuta nessa área, demanda alto investimento econômico em cursos de aperfeiçoamento, desestimulando o profissional a ingressar. O curso de aperfeiçoamento vem de encontro ao aumento da demanda de atendimentos e carência profissional, retornando a população em curto período mais profissionais capacitados, multiplicando o quantitativo para atuar em um segmento da saúde com expressiva demanda e precária oferta de centros com especialistas. O curso acontece na modalidade presencial, com carga horária total de 180 horas, das quais 40 horas correspondem a conteúdo teórico e 120 horas ao conteúdo prático, 20 horas de atividades à distância, para elaboração de laudos e preparo de seminários, totalizando um período de 5 meses. Destina-se a fisioterapeutas com registro profissional, que não possuam restrições físicas para realizar atividades necessárias aos atendimentos. A avaliação é processual, levará em conta assiduidade, pontualidade, as competências e habilidades adquiridas.

 

Mais informações

 

Curso de Capacitação em Epidemiologia em Saúde Ambiental

 

Este curso pretende discutir a relação saúde e ambiente com foco na Epidemiologia, apresentando os aspectos conceituais e metodologias utilizados para o desenvolvimento e execução de ações voltadas  para Epidemiologia Ambiental. Será privilegiada uma abordagem conceitual multidisciplinar das questões e pretende-se, desta forma, que o profissional da Vigilância e áreas afins possa vir a contribuir, nos locais onde estiver trabalhando, para a efetiva melhoria das condições de saúde da população em parceria com a comunidade e demais profissionais que atuam nesta área.

 

Mais informações

 

Curso de Geriatria e Gerontologia

 

O curso da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia possui o objetivo de promover uma discussão entre docentes, discentes e a comunidade a cerca de temas relacionados aos aspectos dos processos de envelhecimento normal e patológico, com foco na promoção e educação em saúde .Serão realizadas aulas teóricas semanais ministradas por médicos e profissionais da saúde, com conteúdo baseado em todas as esferas do envelhecimento, focando nos principais desafios da velhice. Além disso, o projeto, a partir das ações extra - acadêmicas, irá promover atividades de promoção de saúde em ambientes comunitários. As estratégias de ação incluem a realização de palestras oficinas. Essa atuação tem o objetivo de favorecer a integração entre a universidade e seus diversos cursos da Faculdade de Medicina e contribuir na realização de processos de construção compartilhada do conhecimento. .Será criado um espaço em mídia social voltado para divulgação de artigos e temas recorrentes ao envelhecimento junto ao público não pertencente à área da saúde.

 

Mais informações

 

Curso Ficha Única de Notificação Compulsória de Maus Tratos e outras violências

 

O curso é voltado para  servidores públicos das três esferas de governo, dando especial atenção aos profissionais que integram as instituições de atendimento na área da saúde, de diferentes territórios, que apresentam dificuldades e/ou resistências para localizarem, dentre os relatos das mulheres atendidas nas unidades de saúde, histórias  de violências domésticas e/ou  sexuais perpetradas por parceiros ou ex-parceiros íntimos. A invisibilidade do problema  ocorre devido a subnotificação dos agravos decorrentes das  violências sofridas pelas mulheres e, por conseguinte, ausência de políticas públicas e programas que venham a minimizar e/ou  reverter as consequências das violências  em que as mulheres, em dias atuais, estão submetidas.  O curso de capacitação se propõe a sensibilizar alunos, servidores e profissionais que atuam nas unidades de saúde e instrumentalizá-los para o uso e preenchimento correto da ficha única de notificação compulsória de  maus tratos e outras violências, adotada pelo SINAN/Ministério da Saúde em 2009.   A maior parte do curso ocorrerá na plataforma moodle, No entanto, haverá  três aulas presenciais nos dias  19 de março, 29 de abril e 27 de maio de 2019, que serão realizadas no auditório do Centro de Referência para Mulheres Suely Souza de Almeida (CRM-SSA), localizado na Praça Jorge Machado Moreira, nº 100 (ao lado da Prefeitura Universitária), na Ilha do Fundão. A equipe responsável pelo curso é composta por  01 coordenadora e 03 tutoras,  que ministrarão 120 horas/aula,   compreendendo 104 à distância e 16 horas presenciais.

 

Mais informações

 

Curso prático extracurricular em Odontologia Hospitalar

 

O presente curso tem por objetivo capacitar os cirurgiões dentistas  a integrar a equipe multiprofissional necessária para o atendimento de pacientes com a saúde comprometida, através de ações que garantam uma melhoria na saúde do paciente. Preparar profissionais para uma visão holística do paciente, visando a integração em uma equipe multidisciplinar com alvo no melhor atendimento ao paciente em ambiente hospitalar e ambulatorial.  A seleção dos alunos será realizada pelo preenchimento simples de ficha de inscrição pelo aluno e entrevista, até o preenchimento das vagas disponíveis. Vale ressaltar que o curso é ofertado gratuitamente ao público alvo, não sendo cobrado nenhuma valor de inscrição, mensalidade, material ou ajuda de custo do aluno.

 

Mais informações

 

Dança e saúde - um belo pas de deux  - TURMA 3 e 4

 

Pensar a dança é pensar esta relação tal como foi formulada historicamente e tal como sempre se colocou para os intérpretes da arte do corpo expressivo: emoção fisiológica e forma psicossomática. A formação em dança exige que o profissional inicie seus estudos muito precocemente, ainda na infância, o que configura para a saúde a necessidade de um acompanhamento atento. A dança é uma atividade profissional com participantes que são pouco orientados quanto à necessidade de um diagnóstico precoce e uma assistência à saúde apropriada, tendo como foco de atenção uma atividade profissional específica, que requer grande capacitação física e mental para a execução da atividade e que traz como conseqüência um alto índice de morbidades. Fatores pessoais, econômicos, psicológicos e físicos aumentam o stress de bailarinos especificamente, que resultam em elevados índices de lesões momentâneas ou permanentes e que podem levar ao fim do exercício profissional, o que influenciaria diretamente na qualidade de vida destes. Este curso tem por objetivo identificar as possíveis relações condicionantes para as lesões, como frequência das atividades e características corporais relacionadas a mobilidade articular e força muscular e atualizar os conceitos de saúde-doença em dança. Ao final do curso os participantes poderão identificar e caracterizar as lesões e, além de ter, dar as devidas orientações aos bailarinos no que tange a prevenção e terapia destas lesões, para que estes consigam realizar suas atividades profissionais com melhor rendimento e menor custo.

 

Mais informações

 

Elaboração de Mapa de Risco: Estudo de Caso

 

O presente curso visa instruir os servidores públicos das esferas Federais Estaduais e Municipais, vinculado ao Programa de Formação Continuada de Servidores Públicos - PROFOS- UFRJ e contemplará os aspectos do reconhecimento, antecipação, avaliação, controle dos riscos, das avaliações qualitativas, dos métodos de elaboração do mapa de risco, das técnicas de análise descritivas e redação em biossegurança com o intuito de diminuição dos acidentes de trabalho, dos custos gerados na paralisação das atividades relacionadas, das perdas econômicas, das pessoais e dos patrimoniais.

 

Mais informações

 

Iniciação Em Sistemas Cerâmicos Metal Free

 

A ação objetiva oferecer conhecimentos básicos sobre sistemas cerâmicos disponíveis para a aplicação em restaurações de dentes, capacitando os participantes a planejar e indicar os tipos de cerâmicas mais adequados para casos clínicos diversos. Sendo assim, o objetivo do curso é que após essa experiência os profissionais e futuros profissionais de odontologia saibam avaliar, indicar e executar restaurações metal free em casos que apresentem diferentes substratos, remanescentes dentários e exigência estética, bem como realizar preparos cavitários totais e parciais em unitários, após repetidos treinamentos em nível laboratorial nos dentes de manequim que simulam os dentes humanos.

 

Mais informações

 

Psicanálise: um polo de conhecimento

 

O curso “Psicanálise: Um polo de conhecimento” desenvolvido pela equipe do Programa Violência Doméstica e Psicanálise (VIDPSI) no IPUB/UFRJ, tem como público-alvo discentes, docentes, profissionais e comunidade em geral. Trata-se de um espaço para estudar o pensamento freudiano desde seu início até o século XXI. Considera a abordagem psicanalítica da diversidade dos fenômenos psíquicos e as tópicas do psiquismo desde Freud na consideração das questões contemporâneas. Surgiu da necessidade de articulação entre os diferentes espaços de atuação da equipe do programa, e se impôs como mais uma possibilidade de formação para os discentes, a partir das trocas com membros de outras instituições e da comunidade em geral.

 

Mais informações

 

Qualificação de Auxiliares de Saúde Bucal em Odontopediatria

 

O trabalho em equipe na odontologia é hoje uma das estratégias mais importantes para assegurar melhores níveis de saúde bucal da população brasileira. A portaria nº 267 do Ministério da Saúde que incluiu a equipe de saúde bucal na Estratégia Saúde da Famíliae a Lei Federal No. 11.889 de 2008, que regulamenta o exercício da profissão de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), incrementaram consideravelmente as possibilidades de inserção dos  ASBs no mercado de trabalho. A participação destes profissionais nas equipes de saúde bucal tem contribuído para otimizar o processo de trabalho, diminuir o custo operacional e aumentar o acesso da população à atenção odontológica. Nos municípios do Estado do Rio de Janeiro existem milhares de ASBs atuando nas unidades públicas de saúde, realizando  funções de apoio a odontólogos, bem como ações coletivas de promoção de saúde bucal. Sua atuação no âmbito da saúde pública atinge, majoritariamente, o público de crianças e adolescentes em idade escolar. Poucos destes profissionais, infelizmente, possuem uma formação consistente para atuar no campo da odontopediatria. Esta lacuna na formação dos ASBs traz limitações importantes, principalmente para a capacidade resolutiva desses profissionais no apoio aos odontólogos assim como no planejamento e realização de ações de promoção de saúde nas escolas. O presente curso visa contribuir para a qualificação do trabalho de atenção e promoção de saúde em odontopediatria dos ASBs que atuam na rede pública no Estado do Rio de Janeiro.

 

Mais informações

 

Raiva humana: da prevenção ao tratamento

 

A proposta do curso de extensão sobre a raiva humana se baseia na necessidade de capacitar as equipes de Atenção Primária à Saúde quanto à vigilância da raiva humana, qualificando o atendimento e o cuidado oferecido por profissionais de saúde para a profilaxia das vítimas de agressão por animais, possíveis transmissores do vírus da raiva. O curso possui carga horária de 40 horas, dois meses de duração distribuídos em uma aula presencial e cinco módulos com atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com conteúdos didáticos, audiovisuais e leitura complementar. Serão abordados os seguintes temas: Fisiopatologia, Epidemiologia e Tratamento da raiva; Animais transmissores: ciclo urbano, silvestre e aéreo; Classificação da condição de saúde do animal; Vigilância Ambiental; Avaliação do ferimento; Tratamento da ferida; História da imunização contra a raiva animal; Avaliação vacinal; Imunização contra a raiva humana; Vigilância Epidemiológica; Preenchimento qualificado da ficha de notificação/investigação de atendimento a profilaxia da raiva humana; Prescrição do tratamento; Encerramento oportuno da investigação epidemiológica; Fluxo assistencial para atendimento a profilaxia da raiva humana no Rio de Janeiro; Avaliação final do curso com a resolução de casos clínicos.  O público alvo serão docentes, discentes e profissionais de saúde inseridos no processo de formação ou em atividades laborativas no âmbito do Sistema Único de Saúde. Neste sentido, o curso tem diversas potencialidades: educação permanente e continuada para profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde no município do Rio de Janeiro; Atualizar docentes reforçando a prática profissional na formação em saúde. 

 

Mais informações

 

Salvando Vidas

 

Capacitar jovens do último ano do ciclo fundamental de ensino a prestar atendimento básico a pessoas em situações emergênciais. Difundir técnicas básicas de primeiros socorros, que podem ser aplicadas por qualquer indivíduo. Oferecer informações sobre ato anestésico-cirúrgicos, desfecho frequente de situações de emergência, derrubando mitos. Demonstrar que doenças /complicações anestésico-cirúrgicas podem ser evitadas com abolição de algumas práticas, como o tabagismo. Discutir o tabagismo ativo e passivo. Discutir o uso de drogas licitas e ilícitas como origem de várias doenças sistêmicas, causadoras de acidentes e de graves complicações pré, per e pós operatórias. Visamos dessa forma contribuir para estimular atitudes voluntárias desse individuo para com a sociedade e para consigo, tornando-se um cidadão consciente e um agente modificador de seu meio . No grupo também haverá participação dos professores da escola , com a resultante troca de saberes e experiências, pois os eventos propõem a exposição pelos alunos de como eles, a família, a comunidade, lidam com as situações em discussão e como se pode melhorar essas abordagens na prática diária, construindo assim comportamentos e condutas que mudarão desfechos e qualidade de saúde., enquanto que teremos também a construção de um cenário de como vivem, de quanto e como podem se apropriar desses conceitos e de como podemos remodelar nossos conceitos baseados nessas interações.

 

Mais informações

 

Salve Uma Vida em Cenários Populares  : Fundição Progresso

 

Capacitar membros da FUNDIÇÃO DE ARTES E PROGRESSO e da comunidade local, a prestar atendimento básico a pessoas em situações emergenciais, com foco em situaçoes de emergencia em grandes eventos. Difundir técnicas básicas de primeiros socorros, que podem ser aplicadas por qualquer indivíduo. Oferecer informações sobre ato anestésico-cirúrgicos, desfecho frequente de situações de emergência, derrubando mitos. Demonstrar que doenças /complicações anestésico-cirúrgicas podem ser evitadas com abolição de algumas práticas, como o tabagismo. Discutir o tabagismo ativo e passivo. Discutir o uso de drogas licitas e ilícitas como origem de várias doenças sistêmicas, causadoras de acidentes e de graves complicações pré, per e pós operatórias. Visamos dessa forma contribuir para estimular atitudes voluntárias desse individuo para com a sociedade e para consigo, tornando-se um cidadão consciente e um agente modificador de seu meio. No grupo também haverá participação ativa dos profissionais paramédicos, com a resultante troca de saberes e experiências. em cenários populares, com grande número de pessoas, há necessidade de treinamento de todos, principalmente dos organizadores dos eventos, bem como toda a comunidade, a família, todos que lidam com as situações em discussão e como se pode melhorar essas abordagens na prática diária, construindo assim comportamentos e condutas que mudarão desfechos, qualidade de saúde, enquanto que teremos também a construção de um cenário de como vivem, de quanto e como podem se apropriar desses conceitos e de como podemos remodelar nossos conceitos baseados nessas interações.

 

Mais informações

 

Salve Uma Vida em Grandes Eventos: Carnaval

 

Capacitar membros da GRES PORTELA e da comunidade local, a prestar atendimento básico a pessoas em situações emergênciais, com foco em situaçoes de emergencia em grandes eventos. Difundir técnicas básicas de primeiros socorros, que podem ser aplicadas por qualquer indivíduo. Oferecer informações sobre ato anestésico-cirúrgicos, desfecho frequente de situações de emergência, derrubando mitos. Demonstrar que doenças /complicações anestésico-cirúrgicas podem ser evitadas com abolição de algumas práticas, como o tabagismo. Discutir o tabagismo ativo e passivo. Discutir o uso de drogas licitas e ilícitas como origem de várias doenças sistêmicas, causadoras de acidentes e de graves complicações pré, per e pós operatórias. Visamos dessa forma contribuir para estimular atitudes voluntárias desse individuo para com a sociedade e para consigo, tornando-se um cidadão consciente e um agente modificador de seu meio. No grupo também haverá participação ativa dos profissionais paramedicos da escola , com a resultante troca de saberes e experiências, pois os recentes eventos no carnaval de 2017 evidenciaram a necessidade de treinamento de todos, principalmente os organizadores do desfile,bem como toda a comunidade, a família, todos que lidam com as situações em discussão e como se pode melhorar essas abordagens na prática diária, construindo assim comportamentos e condutas que mudarão desfechos, qualidade de saúde., enquanto que teremos também a construção de um cenário de como vivem, de quanto e como podem se apropriar desses conceitos e de como podemos remodelar nossos conceitos baseados nessas interações.

 

Mais informações

 

Treinamento e Qualificação Profissional em Implantodontia 2019

 

O advento do implante odontológico trouxe ganhos significativos à reabilitação protética, com maior qualidade, simplificação, além de torná-la mais conservadora. Para expressiva parcela da população brasileira, porém, ainda é de difícil alcance pela limitação econômica. Em que pese o fato de o atendimento odontológico nas clínicas da Faculdade de Odontologia da UFRJ minimizar a dificuldade para esse grupo social, não se oferece atendimento regular de reabilitação protética com implantes, o que, para muitos casos clínicos, é essencial para a Odontologia Restauradora de máxima qualidade e conforto para o paciente. Deste modo, a perspectiva de oferecimento de um curso que permita a reabilitação com implantes será de grande valia social e grande utilidade para os pacientes que frequentam as clínicas de reabilitação de nossa Faculdade. Paralelamente, os alunos participantes terão possibilidade de receber qualificação profissional na área da Implantodontia, com capacitação para planejar reabilitações a partir de análises de imagem, enceramento diagnóstico e confecção de guias cirúrgicos, bem como execução de procedimentos clínico-cirúrgicos e protético-laboratoriais de Implantodontia. Os alunos de graduação que estão envolvidos no projeto do curso atuam na equipe executora contribuindo e auxiliando nos planejamentos dos pacientes, busca bibliográfica dos temas apresentados e organização do fluxo de atendimento clínico.

 

Mais informações

 

Universidade Aberta a Terceira Idade (UNATI)

 

As políticas voltadas às questões do envelhecimento da população brasileira e, com efeito, o crescimento da Terceira Idade é um tema que vem sendo abordado por diversos projetos em universidades brasileiras. Uma delas é o projeto da Universidade da Terceira Idade – UnATI UERJ, tendo seu início nos anos de 1993. Seguindo a perspectiva de oferta de uma atenção integral à saúde do idoso, compreendendo que o idoso pode se favorecer de práticas e conhecimentos para o aprimoramento da sua qualidade de vida, propomos a UNATI no Campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro em Macaé, em parceria com a Universidade Livre da Secretaria Adjunta de Ensino Superior ; Secretaria de Educação da Prefeitura de Macaé - Rio de Janeiro,  que já possui atividades neste campo desde o ano de 2014. Compreendendo que o Campus Universitário possui cursos de graduação em enfermagem, nutrição, medicina e também outros cursos de diferentes áreas do saber justifica-se a implantação da UNATI em parceria com a Universidade Livre que já trabalhou com esta temática e a tem inclusive em seu escopo de atividades, propostas que contemplam ações de caráter extensionista, integrando a universidade com a sociedade, produzindo campos de experiências onde os saberes acadêmicos possam estar ligados diretamente à vida das pessoas.

 

Mais informações

 


 

 

 

 

Logo UFRJ faz 100 anos rodape ouvidoriarodape sigarodape sigpetrodape sigprojlogo forproex nacional novo

UFRJ | Graduação | Pós Graduação e Pesquisa | Planejamento, Desenvolvimento | Pessoal Gestão e Governança | Políticas Estudantis |Prefeitura

Praça Jorge Machado Moreira, s/nº, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ - CEP 21941-592

Tel. (21) 3938-0494 / (21) 3938-0617 - E-mail: gabinetepr5@pr5.ufrj.br

UFRJ PR5 - Pró-Reitoria de Extensão
Desenvolvido por: TIC/UFRJ