Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

 

2ª Turma Gestão em Energias Renováveis - GEREN

 

O curso tem como objetivo formar profissionais com uma visão ampla sobre as tecnologias de geração de energia por fonte renovável, e; proporcionar a estes, ao final do curso, os conhecimentos e as aptidões úteis para resolver problemas práticos e desenvolver projetos no âmbito do aproveitamento das fontes renováveis de energia.

 

Mais informações

 

CCNA Cybersecurity Operations (CyberOps)

 

O Programa Cisco Networking Academy é destinado a formar profissionais na área de redes de computadores. Este programa está implementado em diversos países e já qualificou mais de 200.000 profissionais. Além da qualificação, o programa tem por objetivo prover condições para que o aluno passe na prova de certificação, que possui reconhecimento internacional.    Duração do Programa    O curso Cisco CCNA CyberOperations tem como principal objetivo mostrar aos alunos que a ameaça à segurança da rede é real e crescente. Ataques cibernéticos e campanhas direcionadas estão se multiplicando em todo o mundo. Os hackers tornaram-se formidáveis em suas capacidades maliciosas, exigindo que os profissionais de TI estejam propositadamente armados com as habilidades certas para defender a organização. Esse curso é direcionado aos servidores que já cursaram previamente os módulos 1 e 2 do CCNA e que desejem conhecer mecanismos para proteger a sua rede contra diversos tipos de ataques.

 

Mais informações

 

Curso CCNA Cisco Módulo 1

 

O Programa Cisco Networking Academy é destinado a formar profissionais na área de redes de computadores. Este programa está implementado em diversos países e já qualificou mais de 200.000 profissionais. Além da qualificação, o programa tem por objetivo prover condições para que o aluno passe na prova de certificação, que possui reconhecimento internacional.    Duração do Programa    O curso Cisco CCNA é composto por 4 módulos, cada um com 96 horas de aula. O objetivo é oferecer no primeiro semestre de 2017 1 turma de CCNA Módulo 1, para que possa ser oferecido no segundo semestre 1 turma de CCNA Módulo 2 para os aprovados no CCNA Módulo 1 e para os servidores que já cursaram anteriormente um curso de CCNA módulo 1.

 

Mais informações

 

Curso CCNA Cisco Módulo 3

 

O Programa Cisco Networking Academy é destinado a formar profissionais na área de redes de computadores. Este programa está implementado em diversos países e já qualificou mais de 200.000 profissionais. Além da qualificação, o programa tem por objetivo prover condições para que o aluno passe na prova de certificação, que possui reconhecimento internacional.    Duração do Programa    O curso Cisco CCNA é composto por 4 módulos, cada um com 96 horas de aula. O objetivo é oferecer no primeiro semestre de 2017 1 turma de CCNA Módulo 3, para que possa ser oferecido no segundo semestre 1 turma de CCNA Módulo 4 para os aprovados no CCNA Módulo 3 e para os servidores que já cursaram anteriormente um curso de CCNA módulo 3.

 

Mais informações

 

Curso de Linux Mint 2019.1

 

Este curso visa capacitar os servidores da UFRJ e de outras esferas do funcionalismo público para utilização do sistema operacional 'Linux Mint', de base GNU/Linux, em conformidade com as iniciativas do Governo Federal de promoção do uso de Softwares Livres na administração pública.

 

Mais informações

 

Direito e Novas Tecnologias

 

Apresentar à comunidade jurídica em geral (especialmente advogados) os principais temas relacionados às novas tecnologias que influenciam a vida em sociedade e a prática jurídica. Com base no conhecimento da existência dessas inovações e de seus aspectos gerais, será possível uma mudança gradual na mentalidade dos profissionais que atuam no mercado jurídico.

 

Mais informações

 

Get Connected (Conecte-se)

 

O programa Cisco Networking Academy é destinado a formar profissionais na área de redes de computadores. Este programa está implementado em diversos países e já qualificou mais de 200.000 profissionais. Além da qualidade, o programa tem por objetivo prover ao aluno um certificado de qualidade, com reconhecimento internacional.    A duração do curso é de 30 horas. Esse curso é indicado tanto para servidores como para alunos de graduação que desejem obter conhecimentos básicos na área de TI, mais propriamente na área de redes de computadores.

 

Mais informações

 

Introdução à Internet de Todas as Coisas (IoE Básico)

 

O curso de Introdução à Internet de Todas as Coisas (IoE Básico) do Projeto Cisco fornece uma visão geral dos conceitos e desafios de se conectar pessoas, processos, dados e coisas através da Internet. O curso discute a Internet e sua evolução, mostrando diferentes formas de interligação desses diferentes atores que compõem a Internet de Todas as Coisas.     O curso está vinculado ao PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS, uma vez que busca oferecer aos trabalhadores do setor público, em seus diversos ambientes organizacionais, uma formação técnica continuada, desde um nível mais básico até um nível superior. O objetivo é proporcionar um leque de cursos da Cisco (na área técnica) ao servidor, de modo que ele possa crescer profissionalmente dentro dos seus respectivos ambientes de trabalho.     Apesar desse curso não fazer parte da estrutura curricular do curso de Graduação da UFRJ, ele agrega conhecimentos que serão de grande valia para o aluno que deseja adquirir expertise na área de linguagem de programação, eletrônica e dispositivos Arduíno e Raspberry.

 

Mais informações

 

IT Essentials (Fundamentos de IT)

 

O programa Cisco Networking Academy é destinado a formar profissionais na área de redes de computadores. Este programa está implementado em diversos países e já qualificou mais de 200.000 profissionais Além da qualificação, o programa tem por objetivo prover ao aluno um certificado de qualidade, com reconhecimento internacional.    A duração do curso é de 96 horas.    O estudante regularmente matriculado no curso de graduação da UFRJ que participará da equipe executora dessa Ação de Extensão terá acesso a um curso básico de software e hardware, porém importante para a sua formação profissional em TI.

 

Mais informações

 

LibreOffice I - EaD

 

O curso visa disseminar a cultura do Software Livre, vivenciada por servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), conscientizando servidores públicos federais, estaduais e municipais de todo o país para que estes possam levar os conhecimentos obtidos aos seus pares, alunos e comunidade. O curso mantém o foco na suíte de escritório LibreOffice, com apresentação de recursos para criação e formatação de textos, planilhas eletrônicas e apresentação de slides.Os fóruns semanais promovem a interação tutor-aluno, aluno-coordenador e aluno-aluno.

 

Mais informações

 

Polímeros para o setor de petróleo e gás - Aditivos

 

Curso de qualificação profissional com carga horária de 60 horas presenciais e que tem como objetivo levar informações sobre a obtenção de materiais poliméricos, suas propriedades em solução e sua aplicação como aditivo no setor de petróleo e gás. O público alvo é de alunos de graduação de diferentes cursos que desejam adquirir conhecimento nessa área.

 

Mais informações

 

Segurança da Informação - EAD - 2019

 

Capacitar servidores públicos nos aspectos relacionados à Segurança da Informação possibilitando criar uma cultura preventiva no uso da tecnologia da informação e reduzir o impacto quando na ocorrência de um incidente de segurança dentro das instituições.

 

Mais informações

 


 

 

Logo UFRJ faz 100 anos rodape ouvidoriarodape sigarodape sigpetrodape sigprojlogo forproex nacional novo

UFRJ | Graduação | Pós Graduação e Pesquisa | Planejamento, Desenvolvimento | Pessoal Gestão e Governança | Políticas Estudantis |Prefeitura

Praça Jorge Machado Moreira, s/nº, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ - CEP 21941-592

Tel. (21) 3938-0494 / (21) 3938-0617 - E-mail: gabinetepr5@pr5.ufrj.br

UFRJ PR5 - Pró-Reitoria de Extensão
Desenvolvido por: TIC/UFRJ