Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

 

AutoCad 2D para Comunidade 2019

 

Fornecer um curso de iniciação do Software AutoCad, desenvolvido pela AutoDesk, proporcionando ao estudante o acesso às modernas ferramentas gráficas, utilizadas na execução de projetos de diversas áreas, que substituem de forma efetiva os instrumentos de desenho tradicionais: pranchetas, esquadros, réguas e compasso. Neste curso, serão apresentado os principais comandos para a criação e modificação dos desenhos em 2 dimensões e outros ferramentas deste software.

 

Mais informações

 

AutoCad 3D para Comunidade 2019

 

Fornecer um curso do Software AutoCad, desenvolvido pela empresa AutoDesk, voltado ao desenho de objetos em 3 dimensões aplicado em projetos de construção civil e de peças mecânicas. Esta atividade proporcionará ao  público o acesso às modernas ferramentas gráficas que substituem de forma efetiva os instrumentos de desenho tradicionais: pranchetas, esquadros,  réguas e compasso.

 

Mais informações

 

Curso de extensão para cuidadores sociais lotados na política de assistência social do município de Itaguaí/RJ

 

Com o intuito de darmos continuidade as pesquisas que desenvolvemos anteriormente, o presente projeto de pesquisa e extensão tem como objetivo analisar o trabalho de care, executado majoritariamente por mulheres, nos serviços de média e alta complexidade da política de assistência social do município de Itaguaí/RJ através da viabilização do curso de extensão para cuidadores sociais. No Estado do Rio de Janeiro, o município de Itaguaí, foi o primeiro a realizar um concurso público para contratar cuidadoras sociais para estarem lotadas na Assistência Social. Logo, o intuito dessa proposta é viabilizar uma formação inicial a essas trabalhadoras, que não tem a sua ocupação reconhecida e nem regulamentada, além de identificar através da pesquisa o perfil e os limites e desafios do exercício profissional nessa realidade.

 

Mais informações

 

Distribuição de renda e pobreza: uma abordagem introdutória e algumas experiências no Brasil

 

A questão da distribuição e desigualdade de renda é um tema recorrente nos diversos espaços de nossa sociedade e cujos resultados são amplamente encampados em narrativas, muitas das quais sem conexão com a veracidade dos fatos ou sem aderência aos dados divulgados. Trata-se de fato de um tema com inúmeras complexidades e interconexões de caráter interdisciplinar, envolvendo, por exemplo, Economia, Estatística e Métodos Quantitativos, Ciências Políticas e Sociais, dentre outros campos do saber. Nesse sentido, a proposta do curso de extensão “Distribuição de renda e pobreza: uma abordagem introdutória e algumas experiências no Brasil” visa preencher uma lacuna formativa dos cursos de graduação, particularmente os cursos de Economia e das demais Ciências Sociais Aplicadas, e contribuir para o aprimoramento daqueles que atuam como formadores de opinião. Desta forma, para ir além das narrativas pouco fundamentadas, o curso oferece uma introdução geral ao tema, por meio de grande revisão de dados e metodologias, bem como extensa revisão bibliográfica. Espera-se, ao final do curso, que o aluno domine os temas gerais desenvolvidos e seja capaz de desenvolver reflexões e análises que propiciem elementos que contribuam para o desenvolvimento do debate em torno da questão da desigualdade e da pobreza no Brasil. Por meio de forte interação dialógica vários subtemas surgirão e serão objeto de debate contínuo, num esforço de construção conjunta de saberes e abertura de novos horizontes no âmbito do ensino e pesquisa e na atuação político-social.

 

Mais informações

 

Matemática Básica Instrumental 2019 (EaD - Parte I)

 

Percebe-se que, com o passar do tempo, a globalização e a evolução tecnológica estão provocando mudanças expressivas na sociedade, demandando profissionais mais qualificados e capacitados para lidar com os desafios que se apresentam. Vivemos num mundo dinâmico, onde o conhecimento é essencial para uma atuação profissional mais eficiente e eficaz.   No serviço público, ambiente que vivenciamos, torna-se fundamental que os profissionais exerçam suas funções e atribuições de forma competente e sistemática, e para isso acontecer de forma plena e satisfatória, é importante o quadro esteja qualificado e capacitado.   O presente projeto, integrante do Programa de Formação Continuada de Servidores Públicos (PROFOS/PR-5/UFRJ) e que tem como público-alvo servidores públicos, visa à capacitação profissional, conferindo assim a possibilidade de progressão na carreira. Consiste num curso de Matemática Básica, onde serão discutidos e estudados alguns conteúdos matemáticos em nível fundamental, contextualizando-os com as diversas atividades laborais desenvolvidas e desempenhadas nas diferentes instituições públicas, e também com suas necessidades pessoais como, por exemplo, orçamento financeiro familiar, cuidados com a saúde etc., de forma que o participante do Curso perceba a Matemática como elemento importante para a melhoria da sua qualidade de vida.

 

Mais informações

 

Matemática Básica Instrumental 2019 (EaD - Parte II)

 

O presente projeto, integrante do Programa de Formação Continuada de Servidores Públicos (PROFOS/PR-5/UFRJ) e que tem como público-alvo servidores públicos, visa à capacitação profissional, conferindo assim a possibilidade de progressão na carreira. Consiste numa continuidade do Curso de MBI - Parte I, onde serão discutidos, estudados e ampliados alguns conteúdos matemáticos em nível fundamental e médio, contextualizando-os com as diversas atividades laborais desenvolvidas e desempenhadas nas diferentes instituições públicas, e também com suas atividades pessoais.

 

Mais informações

 

Noções de Improbidade Administrativa

 

O propósito primordial da lei de improbidade, objeto do curso, é preservar os princípios da administração pública. De tal modo, torna-se fundamental proporcionar ao servidor público conhecimentos desses princípios e dos atos que possam violá-los. Quais condutas ensejam improbidade, quais condutas são meras irregularidades disciplinares. Esse conhecimento é necessário na atuação do servidor de modo a conservar a moralidade administrativa.

 

Mais informações

 

Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) e Modelo de Excelência em Gestão (MEG) para Servidores Públicos - Defesa

 

O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas  de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas  práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação  Nacional da Qualidade (FNQ).

 

Mais informações

 

Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) e Modelo de Excelência em Gestão (MEG) para Servidores Públicos Gerais e UFRJ

 

O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

 

Mais informações

 

TransGarçonne - curso de qualificação para o trabalho em Gastronomia

 

A palavra transgênero diz respeito às pessoas cuja identidade de gênero diverge da preconizada pelo sistema binário de gênero em vigor na sociedade. Pessoas transgêneras (trans) sempre existiram, sendo comum permanecerem à margem da sociedade sem direitos civis e marcadas pelo estigma social. No Brasil a realidade de milhares de transgêneros é permeada por diversas formas de violência, discriminação e preconceito. Ao assumir uma identidade de gênero divergente, pessoas trans não raro passam por conflitos no núcleo familiar, o que acaba por impedir ou limitar o acesso à educação e à formação para o trabalho. Dentro desse complexo cenário, o projeto TransGarçonne tem com público alvo a população trans e como objetivo promover um curso de extensão de “Treinamento e Qualificação Profissional” na linha “Transformação das Forças Produtivas Sociais”. O curso de é voltado para área da Gastronomia, cujo mercado é um dos que mais emprega pessoas trans, com enfoque no setor de bebidas a fim de que as/os participantes possam se qualificar profissionalmente para atuar em bares, cafeterias e restaurantes. O curso pretende inserir alunas/os extensionistas na articulação entre ensino-pesquisa-extensão por meio de atividades que promovam a cultura do respeito à diversidade sexual e de gênero, bem como o compromisso ético e solidário da UFRJ com populações historicamente invisibilizadas em suas demandas sociais e excluídas do acesso à educação e, consequentemente, ao mercado de trabalho qualificado. Como resultado, busca-se ampliar as possibilidades de trabalho do público-alvo atuando na transformação social e redução da desigualdade.

 

Mais informações

 


 

 

Logo UFRJ faz 100 anos rodape ouvidoriarodape sigarodape sigpetrodape sigprojlogo forproex nacional novo

UFRJ | Graduação | Pós Graduação e Pesquisa | Planejamento, Desenvolvimento | Pessoal Gestão e Governança | Políticas Estudantis |Prefeitura

Praça Jorge Machado Moreira, s/nº, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ - CEP 21941-592

Tel. (21) 3938-0494 / (21) 3938-0617 - E-mail: gabinetepr5@pr5.ufrj.br

UFRJ PR5 - Pró-Reitoria de Extensão
Desenvolvido por: TIC/UFRJ