Siga a Pró-Reitoria de Extensão no facebook

Horário de Atendimento:

De 9 às 18 horas.

Equipe:

Bárbara Zilli Haanwinckel – Chefe da Seção de Administração - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Bolsistas PBPDI:

Maria Júlia Barbosa Torres - Pedagogia
Luan Carlos Silva de Miranda - Biblioteconomia

Contatos:

Telefones:

Tel.: 3938-9258 (Recepção)

3938-9260 (Direção)

3938-9264 (Adm da sede)

3938-9257 (NIAC)

3938-9262 (Alfabetização)

Missão:

A criação da Divisão de Integração Universidade Comunidade (DIUC) no âmbito da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ deu-se em 2003. Este setor surgiu com o intuito de estimular, articular e coordenar um conjunto de ações no campo acadêmico, formuladas e desenvolvidas pelas unidades, que se destinem a ampliar a presença da UFRJ nas comunidades externas à universidade.

Assim, a DIUC também tem buscado funcionar como um efetivo espaço de diálogo onde as organizações sociais possam apresentar suas demandas. Através do exercício interdisciplinar, a DIUC desenvolve atividades que, além de atenderem às demandas da população, são objeto de interesse acadêmico (através da pesquisa) e garantem uma formação profissional ampliada aos estudantes (ensino).

Desde a sua criação, a DIUC já materializou projetos interdisciplinares que têm como prioridade a construção de conhecimento a partir de ações junto à população residente em algumas áreas pobres do estado do Rio de Janeiro, com foco para determinadas localidades próximas ao campus da UFRJ.

Atribuições:

• Articular, estimular e contribuir para a produção de conhecimento; materializar programas e projetos de extensão nas Unidades Acadêmicas que tenham como foco os espaços populares;

• Propor e implementar iniciativas, em uma perspectiva interdisciplinar, que ampliem os canais de interlocução entre as instâncias universitárias e as instituições da sociedade civil, em especial as presentes nos espaços populares;

• Articular fóruns plurais na universidade – seminários, colóquios, oficinas - dedicados à discussão, formulação e encaminhamentos junto às instâncias de governo, a fim de viabilizarem-se como políticas públicas voltadas para os grupos sociais populares;

• Sistematizar, produzir e difundir conceitos e diagnósticos sociais que permitam às Unidades da Universidade uma intervenção mais qualificada nos espaços populares;

• Ampliar, através de eventos de variadas ordens, a inserção dos grupos sociais populares nos espaços político-pedagógicos da Universidade e organizar espaços dentro da Instituição e nas comunidades que favoreçam a troca de saberes entre os grupos acadêmicos e os grupos sociais populares.

Programas e Projetos sediados na DIUC:

Em atividade:

- Núcleo Interdisciplinar de Ações para Cidadania - NIAC (Acesse)

- Programa Integrado de Alfabetização de Jovens e Adultos

- Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes – Diversidade (PET Diversidade)

- Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes – Identidade (PET Identidade)

Concluídos:

- Programa de Inclusão Social da UFRJ (Acesse)

Em atividade:

Diversidade Sexual e de Gênero nas Escolas (Acesse)

- Feira Agroecológica da UFRJ

Concluídos: