Independências, Descolonização e Territórios foi o tema da II Jornada Científica Favelades Universitáries!
Moradores, ex-moradores, estudantes universitários e lideranças sociais das favelas e periferias do Estado do Rio de Janeiro se juntaram para divulgar suas produções no campo da ciência, cultura e educação. A edição 2022 da Jornada aconteceu entre 13 e 17 de setembro de forma totalmente gratuita. A programação incluiu mesas redondas, apresentações culturais, mostra de curtas, minicursos e oficinas, todos gratuitos e abertos ao público.
Favelades Universitáries e pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento debateram e apresentaram suas pesquisas sobre políticas públicas, luta antimanicomial, articulação popular e midiativismo, juventude periférica, racismo ambiental e crise climática, desafios e permanência de jovens periféricos na universidade, produção e circulação de conhecimento nas favelas.
O evento contou com a participação de mais de 300 pessoas. A Jornada é realizada pelo Fórum Favela Universidade (FFU) em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, Fundação Oswaldo Cruz, Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré, Conselho Comunitário de Manguinhos, Museu da Maré e RedeCCAP – Casa Viva.
Toda a programação da II Jornada Científica Favelades Universitáries está disponível no canal do Fórum Favela Universidade, no YouTube. Assista aqui!
E leia aqui a matéria com a cobertura completa do evento.