O Conselho de Extensão Universitária (CEU) aprovou, no dia 22 de novembro de 2021, a Resolução 05/2021 com as recomendações para o Retorno Presencial Gradual das ações de extensão na UFRJ.
Veja o que muda e as orientações para o retorno às atividades presenciais de ações de extensão, seguindo as regras de biossegurança e prevenção ao Coronavírus elaboradas pela UFRJ.
Orientações para o Retorno Presencial Gradual das Ações de Extensão
O Conselho de Extensão Universitária (CEU) aprovou, no dia 22 de novembro de 2021, a Resolução 05/2021 com as recomendações para o Retorno Presencial Gradual das ações de extensão na UFRJ. A Resolução pode ser consultada aqui.
São orientações que asseguram o retorno às atividades presenciais de ações de extensão, seguindo as regras de biossegurança e prevenção ao Coronavírus elaboradas pela UFRJ.
A Instrução Normativa PR-5 02/2021, disponível aqui, esclarece sobre os procedimentos para atendimento à Resolução do CEU e explica como os coordenadores de ações e coordenadores de extensão das unidades e Direções devem proceder não apenas para voltar ao presencial, mas também para validar as atuais ações já registradas que queiram retornar ao presencial ou modificar sua forma de funcionamento, bem como para as ações suspensas.
As novas ações devem fazer o processo de registro normal/regular pelo SIGA, seguindo o passo a passo existente, mas já dentro das orientações da resolução para ações presenciais, a distância, remotas ou híbridas.
Veja aqui a Cartilha sobre o Retorno Gradual das Ações de Extensão, com a Resolução CEU 05/2021 simplificada.
Em caso de dúvidas, entre em contato com: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O QUE MUDA?
1. As ações REGISTRADAS E ATIVAS que desejem alterar ou manter o formato de realização, considerando os formatos possíveis (presencial, à distância, remoto ou híbrido), devem comunicar aos coordenadores de unidade, que informarão a alteração para a PR-5 até o dia 30 de junho de 2022 através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. O formato de realização escolhido passará a compor um campo do cadastro das ações no SIGA.
2. As ações que estavam SUSPENSAS e que querem ser ativadas devem preencher o formulário de #ValidaExtensão - Retorno Presencial Gradual.
A ativação das ações de extensão suspensas no SIGA é feita de forma contínua. Para se adequar à nova resolução, as ações precisam passar pela avaliação do coordenador de extensão da unidade para serem ativadas pelo #ValidaExtensão e para que a Pró-Reitoria de Extensão atualize o formato de todas as ações de extensão no SIGA.
Veja aqui as instruções para validação e os formulários. Veja também o passo a passo para a validação das ações REGISTRADAS E SUSPENSAS e que queriam voltar gradualmente ao presencial ou aos outros formatos possíveis na validação.